O MARKETING DIGITAL E O COACHING

Em pleno século XXI para se existir tem que se estar na internet, senão está presente é como se não existisse! Este é o primeiro ponto a ter em atenção, assim como estar actualizado sobre as últimas tendências e facilmente perceber qual é a melhor forma de atingires o teu público alvo. Para que tenhas sucesso no mundo digital é extremamente necessário que conheças o teu público, saibas onde é que este se encontra, o que consome digitalmente e qual a melhor forma de o atingir. Ao teres estes 3 pontos bem estudados e definidos é fácil chegares até eles e convertê-los em seguidores e, consequentemente como clientes. É através do digital que vais criar uma relação mais próxima com os teus actuais e potenciais clientes. É aqui que ele te vai conhecer, por isso se a tua questão é se deves investir o teu tempo e dinheiro no marketing digital, a minha resposta é um grande SIM!

 

1.INVESTE NUM BOM SITE

Ter um site bem cuidado, com boa apresentação e com bastante leitura é fundamental para atrair o cliente. Lembra-te que o teu site é o teu cartão de visita. Este será o primeiro impacto que o cliente vai ter de ti e do teu trabalho, por isso tem muito cuidado quando o desenvolver. A primeira impressão é a mais importante e é o que vai fazer com que a pessoa decida ficar e explorar o teu site ou fechá-lo de imediato. Tem em atenção em criar um site responsivo (disponível para navegar em computado, tablet e telemóvel), pois cada vez mais as pessoas utilizam o seu dispositivo móvel para aceder e pesquisar os conteúdos uma vez que o conseguem fazer em qualquer lugar e de forma muito mais rápida e imediata.

 

2.MARCA PRESENÇA EM TODOS OS CANAIS DIGITAIS

Estar presente nas Redes Socias faz todo o sentido e é imperativo nos dias de hoje. As redes socias são o nosso presente e temos de saber tirar o máximo partido das mesmas. Conhece cada o público-alvo de cada rede sociais e os seus gostos, onde é que este se encontra e quais são as plataformas que mais consome.  As redes sociais servem para criar uma ligação de proximidade com os teus clientes, ajudando-te a chegar até eles de forma diária e consistente. Ter uma relação próxima com as pessoas que te seguem é crucial para que haja uma maior taxa conversão de expectadores para clientes. Conhece o teu público, pergunta-lhe o que mais gostam que partilhes e vai de encontro aos seus interesses, desta forma consegues prender a sua atenção. Marca presença nesses canais e verás retorno quase imediato.

 

3.PUBLICA COM FREQUÊNCIA

Não basta apenas estar presente nas Redes Sociais, é preciso alimentá-las com conteúdos interessantes e apelativos para o teu publico alvo, isso cria envolvimento com as pessoas. A interactividade com o teu publico é fundamental para criação de laços e empatia com as pessoas que consomem o teu conteúdo ou que estão a pensar começar a seguir o teu trabalho. A frequência de publicações é a chave para o sucesso, demonstra a consistência do teu trabalho, o que revela confiança para quem o assiste. Investe no conteúdo para as diferentes plataformas que possui, senão o conseguires gerir sozinho pede ajuda a Agências de Criação de conteúdo.

 

4.INVESTE EM SEO

O SEO é uma ferramenta muito importante nos dias de hoje e é muitas vezes esquecida e incompreendida. Contudo, é uma forte aliada para que o teu site apareça nas primeiras pesquisas nos diferentes motores de busca, principalmente no Google que é a plataforma de pesquisa com mais acessos a nível mundial. Este é um processo lento e trabalhoso, mas que lhe pode trazer a longo prazo muitas visitas ao teu site e diferentes plataformas associadas. O que consequentemente se pode converter em potências novos clientes.

 

5.CRIA PARCERIAS COM INFLUENCIADORES DIGITAIS

Os influenciadores digitais são óptimos aliados para que chegues a mais pessoas. Eles são especializados na criação de conteúdos e conhecem muito bem o seu próprio público, sabem como chegar até eles e como criarem interesse. Pesquisa quem mais se adequa e se identifica com o teu coaching e cria uma parceria. Terás um forte retorno.

 

6.UTILIZA O EMAIL MARKETING

Ser consistente é fundamental para que não sejas esquecido, o email marketing é um dos grandes aliados que pode ter para esse efeito. A par da criação de conteúdos nas diversas plataformas, este canal estreita o relacionamento com seus clientes, para além de ser o mais personalizado, uma vez que cada email é enviado individualmente criando a ideia de exclusividade – fundamental para a conversão de clientes.

 

7.CRIA LANDING PAGES

As landing pages são essenciais nas estratégias de campanhas de marketing. São criadas exclusivamente para comunicar um determinado produto ou serviço. Com esta ferramenta consegues converter um visitante ocasional num potencial cliente. Para além disso, as landing pages permitem-te encontrar informações muito úteis sobre quem são os teus potenciais clientes,

 

8.AS MÉTRICAS IMPORTAM

As métricas são importantíssimas, mas são, muitas vezes esquecidas e pouco valorizadas. As métricas devem ser estudas e analisadas e são as tuas maiores aliadas, pois são com elas que consegue perceber o público que acede ao teu site e às suas redes digitais. As métricas dizem-te quem está a visitar o teu site, dá-te informações úteis como: o género, a faixa etária, o tempo médio que permanência no site, quais os títulos que têm maior taxa de clique… Com estas informações consegues dirigir melhor o teu discurso e saber quais os assuntos que têm maior sucesso e maior adesão.

 

9.DISPONIBILIZA TEXTOS

Quem procura a ajuda de um Coach quer saber primeiro que tudo se se identifica com ele e com a sua forma de pensar. A escrita é importantíssima para te ajudar nessa questão. Ao disponibilizares textos sobre temas que sabes que são relevantes e têm bastante interesse na sua generalidade, vais desde já, ajudar os teus futuros clientes a quererem saber se é contigo que vão encontrar a ajuda que procuram. Para além disto, consegues criar mais tráfego para o seu site! A criação de tráfego para o site é fundamental para o seu bom posicionamento nos motores de busca. Quantos mais acessos o teu site possuir, mais relevante este se vai torna. Consequentemente a tua posição irá aumentar e aparecerá com mais frequência sempre que forem pesquisado termos relacionados com os assuntos dos seus textos e com o teu coaching.

Em suma, é importante estares presente e criar a tua própria presença nas diferentes plataformas de media. Com as dicas que te apresentei tenho a certeza que irás conseguir frutos com o teu trabalho. A comunicação é morosa mas sendo persistente e consistente verás os resultados para o que trabalhaste.

SE GOSTOU, PARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on skype
Share on print