A personalidade de cada uma de nós tem um impacto crucial na forma como nos relacionamos, como amamos, como nos deixamos amar e, ainda, na forma como vemos o amor. Cada pessoa vê, sente e actua sobre o amor de maneira diferente, e conhecer essas diferenças é fundamental para compreender a pessoa com quem estamos ou queremos estar.
Quando escrevi este livro, foi com dois objectivos principais: o primeiro é dar-te a conhecer o Eneagrama e os seus 9 perfis de personalidade. Esta ferramenta vai permitir-te conhecer melhor as tuas características e as das pessoas à tua volta, principalmente com quem partilhas a vida, ou queres partilhar, e revelar-te como é que os dois se comportam na relação.
O meu segundo objectivo foi mostrar-te como podes crescer na tua relação, corrigir padrões de comportamento negativos, compreender melhor o teu parceiro, ou saberes identificar a pessoa certa para ti, caso ainda andes à procura do amor. No fundo, ajudar-te a (re)encontrar o amor.
“Este livro é para todos aqueles que querem amar e melhorar as suas relações. Este é um livro de tomada de consciência e de autoconhecimento” – Diana Chaves
Eu compreendo que amar é como viver a nossa vida. Se compreendermos o quão importante é amarmos para nos sentirmos verdadeiramente vivos, compreendemos muito mais sobre nós, sobre o amor à nossa volta e sobre a pessoa que está ao nosso lado. Percebermos a importância de amar é compreendermos o quanto faz sentido aproveitar tudo o que somos, o que sentimos e pensamos, e o quanto podemos estar verdadeiramente ao lado de outra pessoa.
Quando nos amamos e amamos o outro, é fundamental compreendermos que o amor não é mais do que a consequência de nos permitirmos a entrar em contacto connosco, com a nossa criança interior, e de a deixarmos expressar-se de forma livre e espontânea, tal como nos sentíamos quando estávamos no início da nossa vida. O amor é a possibilidade de resgatarmos essa criança interior para que ela brinque na vida ao sabor dos seus sentimentos, ao sabor daquilo que é a paixão, para que possa sentir amor por outra pessoa e por si próprio.
Com este livro, convido-te a viveres, ou seja, convido-te a permitires-te amar, independentemente do que já tenhas passado em algum momento da tua vida, porque mesmo a dor é fundamental para te tornares mais anti-frágil e ainda mais preparado para amar.
“Um livro verdadeiramente transformador de relações” – Diana Chaves
Lembra-te de que amar não é nada mais do que resgatar a criança interior que vive dentro de ti e coloca-la a viver no palco da vida, com a diferença apenas de que agora já possuis o conhecimento e a compreensão da vida adulta. Quando amamos, já em adultos, nutrimos de forma incrível o que nós somos como seres completos, seres que juntam a criança e o adulto que amamos mais e vivemos melhor.
“O Guia Definitivo para Amar é um livro que nos oferece um número considerável de ferramentas práticas para aprendermos a amar e a ser amados.” – Diana Chaves
Desafio-te a usares este livro em diferentes momentos da tua vida. Não só agora, que o amor te chamou, mas também quando sentires que chegou o momento de dares mais um passo no teu equilíbrio pessoal e emocional. Coloca a data em todos os exercícios que realizaste e, quando voltares a faze-los, compreende a diferença entre os momentos. Muitas vezes, quando olhamos para trás, percebemos como crescemos e isso dá-nos ainda mais força para seguirmos o nosso caminho e transformarmos ainda mais as nossas relações.
Espero que este livro te ajude a amar ainda melhor, ou seja, que te permita viver ainda melhor. Boa viagem!