COMO VOLTAR AO TRABALHO DEPOIS DAS FÉRIAS

Para a grande maioria das pessoas ir de férias é a altura mais esperada do ano! Há quem espere 1 ano pelo momento de ir, mas que não sabe encarar o momento de voltar. Esta ânsia por ir de férias é por vezes um foco adicional de stress em vez de ser um momento de puro relaxamento. O mesmo pode acontecer com o voltar de férias e retomar a rotina normal, pode ser também um dos momentos que causa mais stress e ansiedade.

Por estes motivos os médicos e especialistas na matéria desaconselham que tires as férias todas de seguida, o idealmente seria repartir esse período e tirar uma semana de 3 em 3 meses. Desta maneira, consegues descansar o corpo e a mente da forma mais adequada e evitar a ansiedade do ir de férias. 

Está provado que é essencial e importantíssimo ir de férias, para que: seja produtivo no trabalho; reduzir a irritabilidade; ter mais paciência em casa e no trabalho e para que trabalhe melhor e com mais motivação.

Sabia que quatro em cada dez pessoas apresentam sintomas de depressão pós-férias? Sentem falta de motivação para ir trabalhar ou realizar actividades simples do seu quotidiano. 

De forma a evitar o stress pós-férias deve ter em atenção determinados pontos, para que volte à sua rotina normal sem grandes sobressaltos.

 

1.REGRESSO TRANQUILO

Deixar um dia de intervalo antes de voltar ao trabalho e à sua rotina normal ajuda muito a combater o stress do regresso. Caso tenha estado fora de casa, é o dia de arrumar as coisas, por a casa em ordem, tratar da roupa, ir ao supermercado, etc… Se por acaso, veio de um fuso horário diferente esse dia é essencial para tentar colocar o sono em dia de uma forma tranquila.

 

2.APROVEITE PARA PÔR O SONO EM DIA

Em férias é normal deitar-se mais tarde e por consequência levar-se mais tarde, porém esse não costuma ser o seu horário habitual. Contudo, o corpo ficou mais relaxado e habituado a essa nova rotina mais tardia. Por isso, nos últimos dias de férias evite acordar e levantar muito tarde. Desta maneira, quando voltar ao seu horário normal de trabalho não lhe vai custar tanto. Tenha em atenção se regressou de um destino cujo o fuso horário seja muito diferente do nosso, lembre-se que o seu corpo demora cerca de 48 horas a adaptar-se ao novo horário. 

 

3.SEJA REALISTA COM OS SEUS RELACIONAMENTOS E COM A VIAGEM

Por vezes podemos achar que ir de férias é deixar para trás todos os nossos problemas, mas por vezes é quando estes se tornam mais evidentes, se falarmos de uma relação a dois. Se for de férias com o seu parceiro passará muitas horas com ele, e caso exista alguma fricção não resolvida, pode ter tendência para piorar. Se colocar na cabeça que por ir de férias esse problema vai desaparecer como por magia, pode vir a ter uma enorme decepção que na pior das hipóteses pode estragar as suas tão esperadas férias. Por isso, a melhor estratégia é a comunicação, converse com a pessoa, evite ressentimentos e lembre-se que o “concordamos em discordar” pode fazer milagres e trazer o que realmente importa ao de cima: estar juntos.

4.DEIXAR QUE AS FÉRIAS NOS DÊEM ENERGIA PARA O RESTO DO ANO

Este período de descanso e calmaria pode ser uma oportunidade para desenvolver novos hábitos por exemplo: comer melhor e de forma mais saudável e praticar exercício. O exercício para além de fazer bem ao corpo e à mente, ajuda-nos a controlar o nosso peso e faz milagres pelo nosso sono. Estes novos hábitos criados durante as férias, podem ser uma motivação para as semanas de trabalho que terá pela frente. 

 

5.EVITE COMPARAÇÕES 

Como é lógico nem toda a gente vai de férias no mesmo período de tempo, e estando nós na era do digital e da partilha, é normal que as pessoas partilhem as suas férias nas redes sociais. Por vezes, estas publicações podem causar mau estar e stress a quem já voltou das suas férias. Evite ao máximo o sentimento de angústia e tente escapar a essas imagens.

 

6.REPARTA AS FÉRIAS

Como referi anteriormente, é muito mais favorável repartir o seu período de férias por períodos mais curtos em vez de o gozar todo de uma vez. Desta forma, consegue aproveitar e dar muito mais valor quando tiver esse dias de pausa. 

Estas dicas vão ajudá-lo a combater algum stress que possa vir a sentir depois das suas tão merecidas férias. Voltar à rotina nem sempre é fácil, mas faz parte do seu quotidiano e terá sempre que o fazer. Contudo, utilizando estas dicas verá que será muito mais tranquilo e prazeroso voltar a casa e ao trabalho.

SE GOSTOU, PARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on skype
Share on print