Como ter clientes de coaching

JORNADA DO COACH DE SUCESSO

 

Antes de começares a ler este artigo é importante que saibas que este é o segundo de 3 artigos sobre a Jornada do Coach de Sucesso.

 

A Jornada do Coach de Sucesso acontece 2 a 3 vezes por ano e sempre antes das aulas da Certificação Eneacoaching 2.0. Se enquanto estás a ler isto, sentes que chegou o momento de transformares a tua vida e ajudar outros a transformar as suas vidas, então clica aqui para teres mais informações sobre esta incrível Jornada.

 

Se ainda não leste o primeiro artigo, OS 3 ERROS, sugiro-te primeiro que o faças e então, depois, retornes até ao MODELO A.R.O.

 

Os Coaches que vendem Coaching têm tendência a falar com o mental do cliente. Nós preferimos falar com o emocional. Para acelerar todo este processo de compra devemos usar a parte emocional do nosso cérebro. O emocional COMPRA e o MENTAL justifica. Só se compreende usar a segunda se a primeira foi cumprida.

 

Compreendido isso, está na hora de aproveitares esta aula e descobrires o Modelo A.R.O: O mapa completo e o passo-a-passo para obter clientes novos recorrentemente sem que tenhas de vender Coaching.

 

Vamos a isso?

 

PORQUE NÃO TENHO CLIENTES?

 

Se não queres inventar a roda e não queres cometer os erros dos outros, segue os que concretizam e ignoram os que apenas falam sobre o assunto.

 

Um dos aspectos que considero mais importantes na carreira como Coach é dominar o modelo A.R.O.. No geral, os Coaches que não têm clientes tendem a ignorar este modelo. E se fizeres o mesmo vais ter que vender Coaching e para isso, é preciso percorrer um caminho coberto de pedras. Ou seja, imagina-te fechado num quarto, teres uma única porta para sair mas ela não abre porque tu não tens a chave. Isto é, tu podes sair do quarto, tu sabes como o fazer mas a porta não abre. Há um bloqueio. Precisas de uma chave.

 

Acredita, é muito frustrante sentirmo-nos “presos” e desorientados no nosso caminho quando sabemos que há todo um mundo lá fora. Por isso a chave é essencial e a chave que te quero dar hoje chama-se Modelo A.R.O..

 

 

O MODELO ARO

 

O Modelo A.R.O é um processo de sedução. Tu não beijas ninguém na rua só porque te apetece. Precisas de te apresentares, convidares para sair, dares-te a conhecer e então depois sim, pode acontecer o beijo. O ARO respeita 3 regras essenciais para a angariação de clientes, falhares algum destes passos ou coloca-los por ordem diferentes, pode fazer com que deites tudo a perder.

 

1.ATRAÇÃO DE CLIENTES

 

Para atrair clientes, o primeiro passo é a definição de uma estratégia, concreta e específica para que consigas efetivamente atrair os clientes que tu desejas.

 

Esta estratégia pode ser, por exemplo, através de uma informação. Imagina: crias um ebook de download gratuito criado a pensar num perfil específico de cliente. O teu potencial cliente, para conseguir receber o ebook tem que deixar o e-mail, pois só assim o pode receber.

 

Geramos um interesse comum, que nos aproximou, entre nós e o potencial cliente. A esta troca de informação e interesse, chamamos de ATRAÇÃO.

 

 

 

 

2.RELAÇÃO COM CLIENTES

A relação é fundamental e acontece quando nós começamos a conversar com o potencial cliente.

 

Ainda no exemplo do ebook que o teu potencial cliente descarregou. Ao fazerem a troca através o seu e-mail, podes começar a enviar e-mails recorrentes com conteúdos relevantes ligados ao vosso interesse em comum. Estes e-mails vão acrescentar mais informação e valor ao ebook inicial e, assim, de alguma forma começas a conversar com ele.

 

Num determinado momento da vossa conversa vai existir uma oportunidade para falares mais sobre aquilo que fazes e sobre as soluções que propões. Isto vai criar mais autoridade e esta autoridade vai permitir que o teu potencial cliente te veja, a ti como a sua melhor escolha.

 

3.OFERTA A CLIENTES

 

Mantendo o exemplo do ebook e da troca de e-mails.

Durante o processo de autoridade, há um momento em que um dos teus e-mails vai conter uma oferta. Esta oferta deve estar estruturada para que quando chegar o momento certo, o teu potencial cliente vai dizer “SIM” e tornar-se no teu clientes.

 

Resumindo…

Os Coaches que querem vender coach querem seguir primeiro para a OFERTA sem que antes tenham passado pelos passos anteriores. Quais são as consequências? Pode resultar porque existe procura ou porque os próprios Coaches têm uma boa rede de networking. Está tudo bem, exceto que estes contactos são finitos. Têm um fim.

 

Quando um Coach passa pela Certificacao Eneacoaching 2.0 e diz “tive clientes e ainda não passei pelo Modelo ARO” a minhas resposta é “isso é péssimo!”. Se tiveres uma estratégia recorrente de conteúdos que atraia novos cliente, tens sempre forma de angariares novas fontes de clientes. Esses clientes devem ser depois premiados através de conteúdos que acrescentem valor. Estes conteúdos é o que eu chamo de RELACIONAMENTO, e este relacionamento será a confiança para que a tua oferta seja recebida pelo teu cliente.

 

A escolha de um produto ou serviço requer confiança. Essa confiança conquista-se no RELACIONAMENTO. Assim que esse relacionamento está garantido chegou a hora de fazer a OFERTA, e o mais importante é que enquanto estamos a fazer a nossa oferta, no mesmo instante está a repetir-se o início de um novo processo A.R.O. Estamos a iniciar novos processos de atracção.

Assim, garantes um novo fluxo continuado de clientes, que no fundo é a essência de qualquer negócio. Ter clientes recorrentemente e não de circunstância.

 

Ou seja, é como este artigo. Não pretendo que compres nada, apenas estou a criar uma relação contigo para que se tu no futuro decidires viver do Coaching, saibas que nós ensinamos, como o fazer em detalhe, na nossa Academia.

 

Lembra-te: a melhor forma de encontrar clientes é ser encontrado por eles!

Espero que este artigo te tenha ajuda a teres ainda mais consciência sobre os passos necessários a dar neste caminho tão apaixonante! Encontramo-nos no próximo artigo: FATURAR 3X ACIMA DA MÉDIA.

 

SE GOSTOU, PARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on skype
Share on print