Como podes potenciar a comunicação do teu coaching

Muitos coaches comunicam as suas acções e trabalhos de uma forma esporádica e sem critérios, por isso os resultados acabam por não serem tão positivos ou em alguns casos nada perto do que esperavam.

 

Neste texto vou-te mostrar como podes potenciar o teu marketing pessoal de forma a melhorares as técnicas de planeamento para melhor comunicares para o teu público. Este conjunto de estratégias, se forem aplicadas de uma forma coerente vão ajudar a que as pessoas tenham uma percepção positiva de ti e do teu trabalho.

 

Para comunicar é imprescindível a existência de conteúdo relevante, mas também é essencial que este conteúdo seja construído com base em alguns princípios. Para conseguir isto, é necessário criares o teu avatar que equivale, nem mais nem menos, que ao cliente-tipo com quem vais trabalhar. Trata-se, pois, de uma forma de designar a pessoa para quem vais comunicar. 

 

Vamos a isso?

 

1. Estabelece objectivos

Partindo do pressuposto que já definiste o teu Avatar, a primeira coisa que vais fazer a seguir deverá ser estabelecer os teus objectivos de comunicação. Estes objectivos devem de ser SMART: eSpecíficos, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporais. Criando estas metas e objectivos vais permitir que o foco no teu plano de acção esteja mais perto do sucesso!

 

2.Define o teu orçamento

Não! Não é possível colocares o teu plano de acção em prática se não tiveres budget. Qualquer que seja o ou os canais que escolhas para disseminar a tua mensagem vais precisar de investimento. Podes até começar com um investimento que consideres ser confortável para ti no momento e à medida que fores evoluindo, podes também ajustar o teu budget.

 

3.Determina os canais de comunicação

Independentemente dos teus objectivos, terás que chegar ao teu público-alvo de uma forma correcta e eficaz, por isso, precisas de saber onde é que eles está e onde potencialmente te pode ir procurar e encontrar. Tento em conta o orçamento que definiste alinhado ao teu público, quais são os canais de comunicação que trazem mais retorno ao teu negócio?

 

Com a evolução tecnológica já são inúmeros os canais disponíveis, no entanto, também existe uma maior probabilidade do teu público te encontrar em mais do que um:

 

 

Lembra-te sempre: quanto mais relevância tiveres, mais vezes serás visto e mais rapidamente o teu negócio irá crescer.

 

 

4.Desenha uma estratégia de conteúdos

Depois de definires em que canais de comunicação está o teu público-alvo é importante que compreendas que tipo de conteúdo deseja receber. 

 

Que tom utilizo? 

O que o inspira? 

O que faz com que escolha em seguir-te a ti em detrimento de outro? 

Prefere conteúdo em imagem ou vídeo

Gosta de textos longos ou é adepto de textos mais curtos?

 

Define 6 a 10 temas a serem abordados, em diferentes formatos e imagem e trabalha-os em cada um dos teus canais.

 

 

5.Coloca o teu plano em prática

À medida que vais colocando os teus conteúdos e vais recebendo feedback do teu público é importante que vás medindo os resultados.

 

Quem está a responder é o meu público-alvo?

Qual o tipo de conteúdo a que as pessoas reagem melhor? E pior?

Quais são as melhores horas publicar o meu conteúdo?

Qual o dia que o meus público acede mais ao meu conteúdo?

O tom precisa de ser ajustado?

Todos os canais de comunicação estão a ter retorno?

 

Ao mesmo tempo que que vais analisando os resultados da implementação do teu plano vais também conseguir ir ajustando-o de forma a que os teus objectivos estejam a ser cumpridos.

____________________________________________________________________

 

Este texto foi relevante para ti?

 

Então não podes perder a Jornada do Coach de Sucesso, onde aprofundo ainda mais esta questão da comunicação e onde tu vais poder fazer-me perguntas directas.

Todas as aulas são gratuitas, online e ao vivo, por isso as tuas dúvidas e questões serão esclarecidas assim que colocadas.

A Jornada do Coach de Sucesso acontece 2 a 3 vezes por ano, por isso, se ainda não te inscreveste e sentes que chegou o momento de contactares com uma nova realidade sobre o Coaching Profissional inscreve-te nas próximas sessões clicando aqui.

SE GOSTOU, PARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on skype
Share on print