AUTOCONHECIMENTO - EVOLUIR E INFLUENCIAR O AMBIENTE

Quantas vezes evitamos fazer perguntas, por não queremos saber a resposta? Quantas vezes deixamos que o medo silencie as nossas inquietações?

 

Todos nós, em certo momento da nossa vida, deparamos-nos com situações, por vezes prolongadas, que nos provocam frustrações, ansiedade, tristeza, desanimo. O termo mais utilizado é “sinto-me perdido”. Esta afirmação é uma das mais importantes para a tua evolução enquanto Ser Humano. Neste preciso momento estás assumir, para ti próprio, que o estado em que te encontras já não te preenche. E é natural, como também é natural a necessidade de quereres procurar e encontrar um novo estádio para a tua vida.

 

Para teres noção do ponto de partida, tens de saber onde imaginas a tua chegada. Porque se não conseguires alcançar determinado objectivo, é essencial perceberes o que nos está a bloquear.

 

É aqui entra o meu trabalho com o Eneagrama, com as perguntar certas, o que nos está a impedir de construir.

 

É esta viagem dentro de ti, que revela o que, muitas vezes inconscientemente, andaste a oprimir. Medos, inseguranças, bloqueios emocionais, falta de autoestima, experiências negativas.

 

Ninguém precisa de julgamentos, só de orientações. As respostas que vamos dando são o nosso trampolim para a mudança. São o ponto de partida para nos reencontrarmos com a nossa essência, e alcançarmos os objectivos que nos levaram a pedir ajuda.

 

Vamos começar?

 

O VERDADEIRO CONHECIMENTO ACONTECE DE DENTRO PARA FORA

Quem tem a tendência de culpar os outros pelos seus próprios erros, sem olhar para si primeiro está a cometer um dos principais crimes consigo mesmo. Como pode alguém querer evoluir e ser mais feliz se procura estar mais focado no outro do que em si?

 

Reconhecermos que precisamos de mudar para conseguirmos evoluir é o primeiro passo para conquistarmos o nosso objectivo.

 

O Eneagrama é um verdadeiro aliado na jornada do auto-conhecimento, pois, permite-te uma imersão total no teu eu, onde consegues compreender as razoes porque ages de determinada forma, porque razão te relacionas de maneira diferente com pessoas “iguais”, porque te identificas mais com Y e tens dificuldade em lidar com X.

Quais são os teus verdadeiros medos, porque é que eles existem e como os podes eliminar para sempre? Quais são as tuas valências e que ferramentas podes utilizar para tirares a maior potencialidade que vive dentro de ti? Como podes tornar as tuas fragilidades em pontos fortes?

 

Descobrir a resposta a estas perguntas exige tempo mas acima de tudo, exige trabalho e um grande compromisso contigo mesmo. Para que te possas transformar para, só depois transformares o outro.

 

A FORMA COMO TE COMPORTAS INFLUÊNCIA O AMBIENTE

À medida que mergulhas em ti, te compreendes e aceitas, inicias um processo de influência no outro. Na verdade, a forma como te sentias sempre influenciou o ambiente onde estavas inserido, no entanto, a maior das vezes esse foi um processo consciente.

 

Neste momento, com o autoconhecimento que tens de ti próprio, tens de tal forma uma tomada de consciência em relação ao ambiente que te rodeia, à forma como ele te influência a ti que vais conseguir mudar o ciclo energético.

 

Em vez de adaptares o teu comportamento ao ambiente, vais fazer exactamente o contrário: adaptares o ambiente ao teu comportamento.

 

O autoconhecimento vai também ajudar-te a compreenderes melhor o outro, por isso, acredita, serás muito mais tolerante em relação às coisas que discordas. Vais ganhando cada vez mais consciência que cada um de nós é único, que cada um de nós tem as suas lutas interiores, o seu passado, as suas influências externas. E por isso, serás capaz de não julgar tão facilmente, é principalmente através desta tomada de consciência que conseguirás influenciar tudo aquilo que passar por ti, pela tua vida.

 

O caminho da evolução não é fácil. Pelo contrário: é duro e por vezes assustador. Mas é necessário para que nos consigamos transformar no nosso melhor. De determos do nosso poder pessoal no nível máximo. Se neste momento estás na jornada da evolução, tenho para ti, o Eneagrama Essencial. Este é um para todos aqueles que acreditam que quando nos conhecemos a nós mesmos e aos outros, somos mais tolerantes e as nossas relações melhoram. E que isso pode mudar a nossa Vida.

 

Com este conhecimento revolucionei as minhas relações com aqueles que mais gosto e até com as pessoas que interajo no meu dia e tenho muito gosto em ajudar-te a transformares as tuas.

SE GOSTOU, PARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on skype
Share on print