6 DICAS PARA RESOLVERES OS TEUS PROBLEMAS

Um dia, quando estava a começar uma aula online, a primeira aula da Jornada do Coach de Sucesso, no momento exacto de quando deveria começar a aula a internet falhou. A operadora do qual sou cliente, decidiu fazer uma actualização à rede justamente no momento da primeira aula e, sabendo eu muito bem sobre a importância da primeira impressão, poderia ter bloqueado e simplesmente ter reagido muito mal a esta grande falha.

Era o que teria feito há uns anos atrás. Mas, com as ferramentas que fui adquirindo ao longo destes anos, agi perante o problema e foi desta forma que “nasceu” este artigo.

Como diria o famoso Coach Tony Robbins: “As únicas pessoas que não têm problemas estão no cemitério.”

No nosso dia-a-dia é mais do que natural encontrarmos pequenos desafios que temos que ultrapassar e quando temos o nosso próprio negócio, estes problemas tendem a aumentar.

Este texto acontece para te mostrar que, apesar de sermos responsáveis por 75% do que acontece na nossa vida, os outros 15% são variáveis externas das quais não temos controlo. E estas variáveis podem tornar o nosso dia numa adversidade difícil de ultrapassar. Difícil! Não impossível! Não são os problemas que nos derrotam, mas sim a forma como olhamos para eles.

 

1.ACEITAR

Parece fácil, não é? Mas a verdade é que mais de metade das pessoas não aceita quando existem problemas. A tendência cai muitas vezes em ignorá-lo ou oferecê-lo a outra pessoa para o resolver. Aceita que há um problema, culpa ou não tua, isso não é importante. O que é importante é saberes que és capaz de encontrar a melhor solução para ele.

 

2.MANTER A CALMA

Quando temos um problema para resolver, manter a calma deve ser a primeira coisa a fazer. Sem ela, a nossa mente viaja e somos incapazes de criar pensamentos estruturados e raciocínios lógicos. Por isso, bebe um copo de água, pratica 10 minutos de meditação, ouve uma música, fecha os olhos…respira! Utiliza o melhor método que te ajuda a nunca perderes o controlo e consigas encontrar a calma que tanto precisas para esta situação.

 

3.PROCURA UM PLANO

A solução para os nossos problemas não está ao virar da esquina. Caso contrário não teríamos um problema. Posto isto, a minha sugestão é que pesquises e procures um plano. Vais encontrar mais do que um, mas vais sentir qual é o ideal para aquele problema. O plano não pode nunca ser ignorar o problema. Pelo contrário, o plano deve ter sempre implícito o verbo “agir”.

4.MANTÉM A COMUNICAÇÃO

O problema pode ser teu, mas isso não quer dizer que não possas falar sobre ele. Falar faz bem, exteriorizar o que sentimos é fundamental para que os nossos pensamentos fluam.

Encontra pessoas que te estimulem e te apoiam nas tuas decisões, tudo se tornará mais fácil no momento de agires.

 

5.PARTE PARA ACÇÃO

Quanto mais depressa resolveres o problema, tens menos uma coisa para te preocupares e continuares o teu dia com toda a normalidade possível.

Sei bem que por vezes é assustador lidarmos com os problemas, mas a vida é imprevisível e eles fazem parte dela. Confia que tudo correrá bem.

 

6.MANTÉM-TE POSITIVO

Problemas todos temos, é sobre este mote que deves estar focado. Todos os problemas se resolvem senão não seriam um problema, seriam apenas dados adquiridos. Os problemas resolvem-se como tiverem que ser resolvidos.

Não há forma correta ou errada e como um professor me disse “mais vale uma má decisão do que uma não decisão”. Em não fazer nada é que está o erro, agir faz-nos aprender, crescer, evoluir.

Manteres-te calmo e positivo ao longo de todo o processo de resolução do problema vai ajudar-te a encontrar a melhor solução.

 

A Jornada do Coach de Sucesso acontece 2 a 3 vezes por ano e sempre antes das aulas da Certificação Eneacoaching 2.0.

Se estás a ler este artigo e sentes que chegou o momento de transformares a tua vida e ajudar outros a transformar as suas vidas, então clica aqui para teres mais informações sobre esta incrível Jornada.

SE GOSTOU, PARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on skype
Share on print